Todos Contra o Mosquito: Bela Cruz promove reunião de alinhamento de ações

A Prefeitura Municipal de Bela Cruz, através do Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti, realizaram, nesta sexta-feira(14/07), uma reunião de alinhamento de ações de enfrentamento às arboviroses (dengue, zika e chikungunya). A iniciativa realizada na Secretaria de Saúde, congregou representantes dos mais variados órgãos e secretarias do município.

Foram alinhadas ações de monitoramento permanentemente de indicadores que apresentem impacto na redução do número de casos das doenças provocadas pelo mosquito. A campanha Todos Contra o Mosquito desenvolve ações permanentes com o objetivo de reduzir focos do Aedes. As ações de enfrentamento propostas pelo Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti de Bela Cruz são fundamentais para a diminuição dos focos da doença.

Nós estamos em guerra. Nosso inimigo é pequeno. Tem aproximadamente meio centímetro de comprimento, mas um enorme poder de destruição. Uma única fêmea do mosquito Aedes aegypti pode gerar mil e quinhentos mosquitos. O ciclo de reprodução acelerado dificulta ainda mais o combate. Hoje, o mosquito é um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

A Prefeitura de Bela Cruz não tem medido esforços para vencer as batalhas. A nossa guerra ao mosquito é permanente. Sem trégua. Durante todo o ano, mantemos uma política permanente de controle. Mas somente a ação do poder público não basta. É preciso, mais do que nunca, que a população colabore na caçada aos transmissores, dentro de suas casas e quintais, locais de maiores propagações. Combater a dengue é um dever de todos.